terça-feira, 24 de abril de 2012

Seminário promovido pelo Centro Ruth Cardoso

EVENTO:
Feminismos, política e cultura: mudanças no Brasil conteporâneo.

Terça-feira, dia 24 de abril de 2012, das 14h30 às 19h30
Programação:
Abertura - Centro Ruth Cardoso
Mesa I - Feminismos, Arte e cultura (moderação de Carmen Soares, Unicamp)
Mesa II - Feminismos e a reinvenção da política ( moderação de Lia Z. Machado, UnB)
Local: Centro Ruth Cardoso
R. Pamplona, 1005 - térreo - Edifício Ruth Cardoso - São Paulo/SP / R.S.V.P. - tel (11) 3372-4340 (Tamiris Medeiros) ou centrorc@centroruthcardoso.org.br

Feminismos, política e cultura: mudanças no Brasil contemporâneo

É inevitável constatar que as mulheres têm transformado profundamente a vida social, política, econômica e cultural de nosso país, participando ativamente da construção das formas democráticas e libertárias de agir e pensar. Também não se pode negar que grande parte dessas conquistas se deve às lutas e reivindicações trazidas pelo movimento feminista em suas múltiplas dimensões, nas últimas quatro décadas. Com o objetivo de discutir esses temas, o Seminário aqui proposto convidou algumas intelectuais feministas que, com suas instigantes e provocativas reflexões, nos ajudam a pensar a nossa atualidade, na perspectiva das mulheres.
Margareth Rago (organizadora)
Ana Carolina de Toledo Murgel
Graduada em História (1989), mestre em História Cultural (2005) e doutora em História Cultural (2010) pela Universidade Estadual de Campinas. Foi violonista e cantora, dedicando-se à pesquisa e divulgação da Música Popular Brasileira. É idealizadora e mantenedora do site MPBNet (http://www.mpbnet.com.br). Atualmente atua como supervisora no curso de História da Rede São Paulo de Formação Docente (REDEFOR), parceria da Unicamp, USP e UNESP com a Secretaria de Educação do Estado de São Paulo. Dissertação de mestrado: Alice Ruiz, Alzira Espíndola, Ná Ozzetti e Tetê Espíndola: Composição Feminina da Vanguarda Paulista; tese de doutorado: “Navalhanaliga”: a poética feminista de Alice Ruiz.
Carmen Lúcia Soares Doutora em Educação pela Unicamp (1996), mestre em História e Filosofia da Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1990) e graduada em Educação Física pela Escola Superior de Educação Física e Desportos da Universidade Federal do Paraná (1977). Realizou pós-doutorado na Université de Montpellier III - Paul Valéry em 2007 e é livre docente pela Unicamp (2010). Foi professora convidada do Institut Universitaire de Formations de Maîtres de Montpellier em 2005 e 2006. É professora da Unicamp desde 1987 e atua no Programa de Pós-Graduação em Educação na mesma universidade. Publicou vários livros entre eles o mais recente, As roupas nas praticas corporais e esportivas: a educação do corpo entre o conforto, a elegância e a eficiência (1920-1940).
Ivone Gebara Doutora em Filosofia pela Universidade Católica de São Paulo e doutora em Ciências Religiosas pela Universidade Católica de Lovânia (Bélgica). Pertence à Congregação das Irmãs de Nossa Senhora - Cônegas de Santo Agostinho e vive há décadas no Nordeste, numa vida de “inserção” no meio popular, atualmente em Camaragibe (PE). Dedica seu tempo principalmente a escritos, cursos e palestras sobre hermenêuticas feministas, novas referências éticas e antropológicas e os fundamentos filosóficos e teológicos do discurso religioso. Seus livros e artigos foram publicados ou traduzidos principalmente em espanhol, francês, inglês e alemão, dentre os quais o mais recente é Vulnerabilidade, Justiça e Feminismos (2010).
Lia Zanotta Machado Professora titular do Departamento de Antropologia da Universidade de Brasília (UnB). Doutora em Ciências Humanas (Sociologia) pela Universidade de São Paulo (1980), com pós-doutorado em Antropologia na Escola de Altos Estudos em Ciências Sociais (EHESS) em Paris (1994). Professora visitante na Universidade Nacional do Chile na Cátedra Rio Branco (2002) e no Programa Ruth Cardoso da Fulbright/Capes/Fapesp, no ILAS (Institute of Latin American Studies) e Brazilian Center da Columbia University (2009-2010). Foi membro do Conselho Nacional dos Direitos das Mulheres (2004-2008) e vice-presidente da Associação Brasileira de Antropologia (2008-2010). Autora de artigos e capítulos sobre movimentos sociais feministas; modernidade latino-americana; antropologia do gênero e da família; antropologia urbana e violência: políticas públicas sobre educação, saúde, segurança pública e justiça. Dentre os livros, seu mais recente é Feminismo em Movimento (Editora Francis, 2010).
Luana Saturnino Tvardovskas Doutoranda em História Cultural pela Unicamp – Bolsista Fapesp. Pesquisa mulheres artistas contemporâneas no Brasil e na Argentina e suas conexões com o feminismo e a constituição das subjetividades na atualidade. Realizou em 2010 um Estágio Doutoral pelo Instituto de Investigaciones Gino Germani, na Universidad de Buenos Aires. Mestra em História Cultural pela Unicamp, com a dissertação Figurações feministas na arte contemporânea: Márcia X., Fernanda Magalhães e Rosângela Rennó, IFCH (2008).
Lucia Avelar Professora titular aposentada do Instituto de Ciência Política da Universidade de Brasíila (UnB), possui graduação em Sociologia e Política pela Universidade Federal de Minas Gerais (1966), mestrado em Ciência Política pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1981) e doutorado em Ciência Política pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1985). Entre 1990 e 1991, com financiamento CNPq/Fulbright,realizou estágio de pós-doutorado no Dept. of Political Science, Yale Universit (EUA). Trabalhou como coordenadora de pesquisa junto ao Centro Brasileiro de Análise e Pesquisa (CEBRAP) entre 1973 e 1976, na Pesquisa Nacional de Reprodução Humana em São José dos Campos (SP). Foi professora assistente doutor na Unicamp entre 1985 e 1997. De 1997 a 2009, professora titular no Instituto de Ciência Política da Universidade de Brasília. Entre 2007 e 2008, foi bolsista Fernand Braudel no European University Institute, Itália. Desde 1986, bolsista em Produtividade de Pesquisa do CNPq. Entre 2008 e 2011 foi membro do Comitê Acadêmico de Ciência Política do CNPq.
Margareth Rago
Formada em História pela USP (1970), fez mestrado, doutorado e livre-docência em História na Unicamp. É professora titular do Departamento de História da mesma Universidade. Foi professora visitante do Connecticut College (EUA), pela Comissão
Fulbright, em 1995/1996, e diretora do Arquivo Edgar Leuenroth da Unicamp em 2000. Leciona em Teoria da História e História do Brasil e trabalha com temas ligados à história do feminismo, do anarquismo e da sexualidade. Foi professora visitante do
Programa Ruth Cardoso da Fulbright/Capes/Fapesp, no ILAS (Institute of Latin American Studies) e Brazilian Center da Columbia University (2010-2011). Publicou vários livros, dentre os quais o mais recente é Para uma vida não-facista (2009), que organizou em conjunto com Alfredo Veiga-Neto.
Norma Abreu Telles
Historiadora (USP), mestre em antropologia e doutora em Ciências Sociais pela PUC
(SP), onde lecionou entre 1978-2006 junto ao Departamento de Antropologia e ao Programa de Estudos Pós-Graduados em Ciências Sociais. Estuda e escreve sobre
escritoras brasileiras dos séculos XIX e início do XX, especialmente Maria Benedita
Bormann, cuja obra recuperou e divulga. Autora e tradutora de vários livros e artigos, dentre os quais “Deux Mille lieues à travers les sertões & Deux Mille lieues à travers la ville (2011)” in Labrys e CartografiaBrasilis (Loyola, 1983 1ªed.).

Nenhum comentário:

Postar um comentário