sábado, 15 de maio de 2010

CONSCIÊNCIA AMBIENTAL

Nunca nos preocupamos tanto com o meio ambiente como nos dias atuais, talvez pelo simples fato de nunca termos degradado tanto nosso planeta. Nas últimas décadas o desmatamento, a poluição de rios e mares, a produção de lixo estão tornando nosso habitat natural em um lugar onde a qualidade de vida não é a das mais favoráveis.
A conscientização ambiental deve ser maciça para que num futuro muito próximo não tenhamos que adotar medidas restritivas drásticas como proibição de veículos a combustão ou outras que influam diretamente na vida de todos nós.
Anos e anos destruindo, desmatando, poluindo nossa flora nos deixa de herança o legado das enchentes, furacões, nevadas, deslizamentos de terras e toda a espécie de manifestação catastrófica que a natureza vem ocasionando contemporâneamente.
Para toda ação existe uma reação e a mãe natureza vem reagindo às ações que nós seres humanos viemos executando nessas últimas décadas. Antigamente o progresso era uma meta a ser atingida de forma a consegui-lo a qualquer custo, mesmo que para isso fosse necessário o sacrifício de nossas florestas ou outros biomas que se encontravam pelo caminho.
O lixo produzido pelo homem e descartado de forma imprudente e em locais inadequados contaminam solo e nossa água, contribuindo e muito para a má qualidade dos alimentos que ingerimos diariamente e diretamente em nossa saúde.
Só que nosso planeta não é uma fonte inesgotável de recursos naturais e atualmente grita e pede socorro para revisarmos nossos conceitos no intuito de ainda termos como sobreviver em um planeta que adoece a cada dia mais.
Cada golpe na natureza desencadeia um indeterminado número de prolongamentos em série que desequilibram todo o sistema ecológico. Temos hoje uma grave suspeita, será que o aquecimento global esta afetando os corais que está esbranquiçado? Será que nossos filhos não vão conhecer esta maravilha?
Urge a necessidade de tomarmos consciência e também de conscientizarmos adultos e crianças no sentido de cuidar de nosso planeta, começando a cuidar das atitudes que tomamos no dia-a-dia. Os bons hábitos vêm com a prática e se praticarmos cuidar do nosso espaço, se nos tornarmos pessoas ecologicamente mais sustentáveis, certamente poderemos continuar desfrutando do que a natureza nos proporciona, não só como meio de sobrevivência, mas também como forma de crescimento pessoal.
Recicle seu lixo, não o jogue em lugares inadequados, não jogue papéis ou sacos plásticos ou qualquer outra coisa no chão, isso contribui para entupir as bocas de lobo e bueiros e ocasionará enchentes, mantenha seu carro dentro das especificações dos órgãos de controle e se possível prefira o transporte público ou até mesmo caminhar, andar de bicicleta, além de saudável ajuda a diminuir os gases poluentes e o meio ambiente agradece.

Nenhum comentário:

Postar um comentário