quinta-feira, 13 de maio de 2010

A PARTICIPAÇÃO DA MULHER NA CONSTRUÇÃO DO NOSSO PAÍS

Apesar de falta de qualquer repercussão nos livros de historia, foi fundamental a participação da mulher na construção de nosso país, desde a força e coragem de nossas índias ( Índia Paraguaçu, Índia Potira), que lutaram na defesa da família e do território, até nas mulheres portuguesas, que chegaram a tomar o controle nas capitanias ( Ana Pimentel, Brites Mendes de Albuquerque, Luiza Grimaldi, Maria Ortiz e Benta Pereira ), além das mulheres negras escravas que participaram intensamente de revoltas e fugas( Aquatune).

Além destes fatos relevantes, houveram mulheres que tiveram papeis importantes no movimento pela independência.

Temos ainda que a primeira presa política de nosso pais, foi a Barbara Alencar, que participou da revolução Pernambucana e propôs a imediata libertação dos escravos, e ainda participaram de varias revoltas como Cabanagem, Sabinada, Balaiada e Guerra dos Farrapos ( Chica da Silva, Luiza Mahin, Anita Garibaldi, Ana Autora de Jesus Medeiros, Ana Neri, Felisbina Rosa, Maria Curupaiti e Florisbela ).

Segue a historia informando que juntamente com os movimentos abolicionistas e republicanos, os movimentos pela emancipação da mulher tomam corpo, ficando cada vez mais evidenciado, como Maria Amelia de Queiroz e Luciana Porto ( fundadoras da Associação Abolicionista Aves libertas ) Maria Tomásia Figueira, Elvira Pinho e Maria Correia do Amaral ( Sociedade das Senhoras Libertadoras) Chiquinha Gonzaga ( pianista de choro que chegou a reger uma orquestra ), além da Princesa Isabel que uniu-se aos abolicionistas em 1.888, e assinou a Lei Áurea, libertando os escravos do Brasil.

Importante ressalvar que nos últimos 150 anos, o movimento feminista tem sido responsável por diversas conquistas, tais como educação e voto.

Já na década de 60, na Europa e Estados Unidos, surge um novo movimento, apoiado principalmente no livro “O SEGUNDO SEXO” de Simone de Beauvoir, levando a ONU há instituir o Ano Internacional das Mulheres em 1.975. Seguiu com a instituição do dia 08 de março, como Dia Internacional da Mulher, baseado no fato de em 08/03/1857 as operarias de uma fabrica promoveram uma das primeiras greves pretendendo a redução de jornada de trabalho, igualdade de salários, licença maternidade, e melhores condições de vida.

Muito se caminhou, hoje o lugar da mulher é em todo o lugar, mas ainda é difícil ver mulheres na política, e é nisso que se centraliza nosso blog.

Pretendemos ver mulheres com historia e trabalho, ocupando cargos públicos eletivos.

Todos estes movimentos abriram muitas portas, e hoje, lado a lado com o homem, como nos demais campos, cabe a mulher ocupar seu espaço na política.

Nenhum comentário:

Postar um comentário