quarta-feira, 2 de junho de 2010

BULLYING

O “BULLYING”, pode ser traduzido como o uso de violência física ou psicológica intencional exercida sobre uma determinada pessoa para desmoralizá-la ou isolá-la do convívio social.

Muita gente acredita que essa forma de discriminação só ocorre com as crianças, mas até mesmo na fase adulta a pessoa pode ser vítima de tal atitude.

A maior ocorrência é realmente nas faixas etárias menores onde a criança é penalizada por seus colegas das mais diversas formas e isso poderá desencadear uma série de transtornos no futuro se o problema não for rapidamente diagnosticado e solucionado.

As crianças têm a propensão de arrumar apelidos para os colegas devido as mais diversas características físicas ou situações que acontecem, mas mesmo para os adultos, essa forma de discriminação também pode ocorrer no local de trabalho, vizinhança ou demais lugares onde a pessoa venha a freqüentar ou passar algum tempo de seu dia.

Os motivos são os mais diversos, tais como ciúmes, inveja, insegurança do agressor ou tentativa de neutralizar a vítima para não deixar que a pessoa se sobressair. Muitas vezes o problema não é criar essas situações, mas também acompanhar, colaborar com a prática já criada por outras pessoas com relação à vítima.

O bullying pode ser de forma direta, mais especificamente por insultos, discriminação, desmandos, colocar apelidos que menosprezem a vítima ou de modo indireto, conhecido como agressão social, onde a vítima é colocada de lado ou isolada e desprezada por um ou pelos demais colegas que estão próximos.

De qualquer modo, toda e qualquer forma de discriminação deve ser veementemente combatida, pois acarreta um trauma terrível a vitima.

Não incentive o bullying, ajude a combater essa prática, a vítima poderá ser você, seu filho ou alguém muito querido, mas mesmo que não fosse, será que todos não merecemos respeito e consideração?

Nenhum comentário:

Postar um comentário